sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curioso, hoje lembrei que tinha um blog....

Bem, quase sempre que me sento em frente ao notebook para escrever alguma coisa me vem uma incomoda paralisia de idéias. Acredito que todos os grandes escritores já sofreram com isso, digo os grandes porque sei que os pequenos, como eu, sofrem constantemente...
Ok, ao princípio: férias, duas minúsculas semanas de ócio controlado, na sociedade moderna, é o tempo usado para recuperar-se de todo o estrés, sobrecarga e pressão psicológica que a própria vida em sociedade produz. Já repararam nisso?  Nossas férias não são nada mais do que medidas reparatórias para uma violência consciente produzida por nós mesmos. Ou seja, ao invés do sujeito tomar alguma atitude contra seu emprego asfixiante, por exemplo, ele aceita todos os abusos pensando em suas férias, nas quais talvez viaje para o campo respirar ar puro, olhar paisagens verdes para contrastar o branco do monitor ligado 8 ou 9 horas por dia na sua cara. Em resumo, férias, fins de semana são apenas manifestações humanas de acomodação, pois é mais fácil remediar uma situação do que revoltar-se para provocar mudanças.
O pior de tudo é que esse tipo de atitude passiva não ocorre somente com nosso cansaço, agimos assim com a poluição, com a política, com nossos relacionamentos afetivos. Tudo em ciclos, as situações piorarm e logo melhoram um pouco para voltar a piorar. O que me recorda um frase: “depois da tempestade vem a calmaria”, sim, um belo dito popular encontrado em pára-choques de caminhões; calculo que tenha sido enunciado durante a idade média, para moldar o pensamento dos campesinos. E ainda ficamos felizes, postamos no Orkut, MSN “enfim férias“, “estou livre“ ou algo do tipo. O que me faz pensar, ou nossa sociedade é muito irônica, ou muito sarcástica ou muito alienada, sim, com certeza é alienada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário