domingo, 3 de outubro de 2010

Vote nu.

Bem, é isso, hoje vamos decidir o futuro do país. Nos próximos quatro anos as decisões de todos os eleitores que estão votando nesse exato momento, de todos os que irão votar, e de todos os que já votaram irão afetar o nosso modo de vida. Que frase linda, quanta emoção me causou escrever estas palavras (sim, pois sou cidadão de primeira viagem). Vivemos em um regime democrático, e batemos no peito com relação a isso, nossa sociedade deixou para traz os fantasmas da Ditadura e dos Estado Socialistas Totalitários. Vivemos no ápice, a democracia representativa permite a todos participar das decisões importantes do país. O sonho perfeito; nós, o povo, outorgamos nosso poder absoluto de decisão a representantes, que utilizarão desse poder supremo para manter a ordem da sociedade. Mas, o que recebemos em troca dessa confiança?



Li no twitter outro dia, "Sou a favor da Ficha Limpa, claro. mas me pergunto se um povo que precisa ser proibido por lei de eleger criminosos realmente a merece.". Concordo. O sistema democrático está ai, mas o povo não o sabe usar. Metaforizando, Política Brasileira é como coleta seletiva. Temos várias opções, cada qual adequada a um caso específico, a finalidade é aproveitar o máximo nossos recursos para uma vida em sociedade mais saudável. Infelizmente, confundimo-nos com a cor das lixeiras, temos preguiça de pensar, não temos consciência coletiva -de que nossas decisões afetam a todos. Logo, jogamos tudo em um só saco, poluímos as ruas, quando há algum problemas enterramos tudo bem fundo na terra, nos apoiamos no discurso de que uma só pessoa não pode mudar a situação. É o sistema. Penso no velho discurso, dizem que a alienação do povo enche os bolsos dos ricos empresários, verdade? Não sei, talvez.
Não vou dar conselhos utópicos, apenas digo que seria um grande passo para a mudança se votássemos despidos das opiniões dos outros, sem influências externas.

Daqui a pouco vou votar, em quem? segredo. xD

2 comentários:

  1. que legal sapo!
    política brasileira como coleta seletiva...
    VOTE NU!

    ResponderExcluir
  2. "Vote no tiririca, pior que tá não fica" ah fica sim!!!!
    AUHDUSDHAUSDH

    ResponderExcluir